Definir novos rumos para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com a participação de todos os legislativos locais. Este é o objetivo da Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos, que foi instalada ontem, na Câmara Municipal de Curitiba, e irá funcionar sob a presidência do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB).

A comissão será composta por nove vereadores e terá como intuito fortalecer a ligação da capital com os municípios da Grande Curitiba, principalmente os que formam o Núcleo Urbano Central (NUC): Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Magro, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Colombo e Pinhais.

“A comissão irá apreciar temas de amplitude metropolitana, que contemplem Curitiba e outros municípios e também os municípios entre si. Queremos estabelecer um relacionamento com os vereadores da região metropolitana e, de forma integrada e solidária, procurar soluções para problemas que atingem a todos”, disse.

Nas reuniões da comissão, serão discutidos assuntos como a gestão do lixo, o transporte público, o sistema de saúde, as ocupações de risco, a preservação dos mananciais, a produção e abastecimento de hortifrutigranjeiros, entre outros.