Idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos devem ser vacinados contra a gripe. A campanha de vacinação específica para estes grupos teve início neste Sábado (05), com atendimento em 53 locais diferentes, entre supermercados, unidades de saúde, Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs), shoppings e uma tenda montada no Boca Maldita. O atendimento neste domingo (06) acontece apenas nos CMUMs

A campanha de vacinação vai até o dia 25 de maio. Após este final de semana, a população recomendada poderá ser vacinada nas unidades básicas de saúde, durante a semana. Nos dois próximos sábados e domingos, a vacinação está programada apenas para os centros de urgências médicas. A tenda montada na Boca Maldita também vai atender idosos, crianças e gestantes entre a segunda-feira (09) e sexta-feira (13).

A vacina que está sendo distribuída tem cobertura para três vírus, incluindo o H1N1, causador da gripe A. A dose é única para idosos e gestantes. Para crianças, a vacinação ocorrerá em duas etapas. A segunda dose precisará ser fornecida um mês após a primeira vacinação, que deve ocorrer ainda dentro da campanha.

“A vacinação é orientada para os grupos em situação mais vulnerável. Está relacionado com a prevenção, diminuindo o desenvolvimento da doença e os casos mais graves, que podem evoluir para pneumonias e até para óbito”, explica a secretária municipal de saúde, Eliane Chomatas. Devem ser imunizados 158 mil idosos, 15 mil gestantes e 30 mil crianças.