O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e a secretária municipal da Mulher, Cida Ramalho, participam nesta sexta-feira (19), às 10h, na sede da Secretaria da Mulher, na rua Antonio Moraes Barros, nº 44, em frente ao Monumento à Bíblia, do lançamento da  campanha nacional “Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres”.
 
Segundo a secretária, no Brasil, a campanha é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (SPM). A iniciativa é uma resposta à convocação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, responsável pelo lançamento mundial da campanha, com o mesmo tema, em fevereiro deste ano. “A violência contra a mulher é um fenômeno que atinge toda sociedade e deve ser enfrentada em todo o mundo”, comentou a secretária.
 
Conforme Cida Ramalho, a campanha em Londrina visa lançar o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br que vai arrecadar assinaturas de homens que apóiam as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. “É uma oportunidade dos homens se comprometerem publicamente com a implantação da Lei Maria da Penha e pela efetivação de políticas públicas que visem o fim da violência contra as mulheres”, ressaltou.

A campanha mundial, segundo a secretária, será realizada até 2015 e sua atuação será em três frentes: na promoção de ações em nível global; na priorização de programas em prol das mulheres dentro das Nações Unidas e no estímulo de colaboradores com governos e entidades nacionais.
 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que metade das mulheres assassinadas são mortas pelo marido, namorado ou ex-companheiro . “Pelo menos uma em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida”, informou  Maria Aparecida Ramalho.
 
Durante o  evento, o prefeito e os secretários municipais presentes devem aderir à campanha. Todas as assinaturas serão incorporadas à ação mundial que conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas (UNFPA), Instituto Prómundo e da Agende – Ações em Gênero e Cidadania.
 
Para que a população possa aderir à campanha, a Secretaria da Mulher vai atender em uma barraca, no calçadão da avenida Paraná na esquina com a rua Professor João Cândido, nesta sexta-feira (dia 19), das 14h às 18h, e no sábado das 9h às 17h. Funcionárias da secretaria terão computadores para fazer a adesão online. O sistema via Internet está sendo disponibilizado pela Sercomtel.