Abrace esta Causa. Esse é o slogan de uma campanha lançada ontem no Parque São Lourenço, em Curitiba, que tem como proposta mobilizar a sociedade para a revitalização do Rio Belém. Único que começa e termina em Curitiba, o Belém recebe o esgoto e lixo de diversos bairros, por isso se transformou em um dos mais poluídos da capital. A campanha pretende conscientizar a população de que ela é uma das principais responsáveis por esse quadro.

A iniciativa é do Grupo Lumen, que reúne as rádios Clube AM e FM, Paraná AM, Lumen FM e TV Lumen/Canal Futura, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que deve, até o final do ano, dedicar espaço nas suas programações para o tema. O coordenador desse projeto, Rulian Maftum, destacou que o grupo resolveu encampar a causa por entender a importância do Belém para a cidade, bem como da necessidade da preservação ambiental. ?Curitiba se diz capital ecológica, mas o comportamento da sua população está longe de ser ecológico?, disse Muftum.

Uma das primeiras ações da campanha será a coleta de assinaturas em um documento que pede a instalação de um comitê gestor, que unifique as iniciativas que já são desenvolvidas em favor do rio. ?A Lei das Águas, de 1997, prevê que cada bacia hidrográfica tenha um comitê gestor?, diz.