Campanha levou muita gente ao parque.

Começou a parceria entre a Prefeitura e a vizinhança do Passeio Público para fazer do lugar novamente o ponto de encontro das famílias curitibanas. A campanha pela ?reconquista? do parque, foi iniciada na manhã de sábado e levou famílias, estudantes e muitos grupos da terceira idade ao Passeio. A grande maioria estava disposta a ?adotar? o parque mais central da cidade como local de esporte e lazer.

A aposentada Ana Dicalo, 77 anos, foi uma das primeiras ao chegar ao Passeio Público. ?Nos meus tempos de menina, lembro de brincar aqui. Quando era moça, vinha encontrar as amigas. Mas depois perdi a conta dos anos que não pisava aqui, com medo da violência?, disse ela.

Nas atividades da campanha, a aposentada era uma das 100 pessoas que aguardavam na fila para fazer exames médicos na tenda montada pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram oferecidos de graça exames de colesterol, pressão e glicemia, além de avaliação física e aconselhamento nutricional.

Divertimento

Com 69.285 metros quadrados de área, o Passeio conta com três lagos, diversas ilhas, um palco flutuante, playground, aquário e terrário, além de uma grande variedade de árvores nativas e exóticas, como a canela, o ipê-amarelo, o plátano, o carvalho e o eucalipto.

Foi a partir de 1930 que o Passeio começou a receber animais, surgindo assim o Zoológico de Curitiba. Em 1982 a maioria dos animais foi transferida para o Zoológico do Iguaçu. O Passeio ficou com animais de menor porte. O parque está aberto de terça-feira a domingo, das 6h às 20h. Na segunda-feira permanece fechado para manutenção e descanso dos animais e aves.