A Prefeitura de Curitiga inicia nesta semana a construção da nova ponte da Avenida Senador Salgado Filho com a BR-116, no bairro Guabirotuba. A obra deve ficar pronta até o final do ano e vai melhorar o fluxo de tráfego na região.

A nova ponte terá 14 metros de largura para o trânsito de veículos e 2 metros de cada lado para pedestres, o que representa o dobro da capacidade da ponte de concreto atual. Segundo a Diretran, diariamente cerca de 15 mil veículos utilizam a ponte.

Na semana passada foi feita a locação da obra serviço de medição e marcação do local com estacas. Nesta semana será iniciado o trabalho com as máquinas. Por enquanto o trânsito vai continuar inalterado.

Em outubro do ano passado, a Prefeitura interditou parcialmente, por medida de segurança, a ponte de concreto existente no cruzamento, construindo uma ponte provisória, de madeira. Desde então, os veículos que seguem em direção ao centro da cidade circulam pela meia pista liberada da ponte de concreto. No sentido contrário, os motoristas utilizam a ponte provisória, projetada para suportar o intenso tráfego local.

As obras que estão sendo iniciadas não implicam, por enquanto, em alteração no trânsito. As duas pontes existentes atualmente só serão retiradas depois que a nova, com 40 metros de extensão, estiver quase pronta.

Durante o andamento da obra, técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão acompanhando permanentemente a situação da ponte antiga. “É um trabalho de prevenção para garantir a segurança dos motoristas que não podem evitar passar pelo cruzamento. Se for detectado qualquer risco ela será imediatamente interditada”, afirma o diretor de Saneamento, Augusto Meyer Neto.