Pouco comentada, no entanto, com vastas opções de atividades, Assunção, vai se posicionando com uma das melhores capitais da América do Sul para o Turismo. Chegando perto de um milhão de habitantes, a capital paraguaia pode frustrar quem procura o país vizinho pensando em eletrônicos baratos e muamba falsificada. Mas a moeda (Guarani) desvalorizada faz com que o turista brasileiro seja favorecido e cada vez mais a cidade entre na lista das mais visitadas. De Curitiba são aproximadamente 960 quilômetros, que podem ser feitos de avião, ônibus, carro, ou até mesmo motocicleta. Essa proximidade faz com que as passagens tenham preços acessíveis e se forem compradas com antecedência o valor pode ficar melhor ainda. A viagem “Made in Paraguay” pode sair por uma pechincha. Mas prepare-se para ficar com os bolsos cheios com notas de guaranis. Algumas notas chegam valer 100.000 e há moedas com valor de até mil guaranis. Assim como em Buenos Aires, ou Santiago, o serviço de câmbio é oferecido nas ruas, mas para que a operação seja feita com segurança, e sem correr o risco de pegar notas falsas, é melhor fazer a troca de dinheiro apenas em casas oficias ou nos bancos.Mas não é só de compras que vive a capital paraguaia. A gastronomia é bem interessante e, vários pratos parecem muito com a nossa comida. A sensação nacional é a “chipas” uma espécie de pão de queijo com um leve toque de erva doce. Em qualquer canto é fácil de achar os bolinhos feitos de polvilho e queijo. A culinária paraguaia tem a influência indígena da raça Guarani colombiana e a colonização herança espanhola. O prato mais procurado é sopa paraguaia, que é uma mistura de sopa de fubá e ovos cozidos, queijo, cebola e leite azedo. Além disso, os pratos tem elementos comuns de toda a América, como o uso do milho, mandioca, amendoim e feijão. Vale a pena provar também a Milanesa, como eles chamam um bife empanado (a milanesa), servido como sanduíche ou no prato. Tem também a empanada, bem parecida com a empanada argentina, no entanto, o recheio é farto, a massa é frita ou assada e é feito de trigo ou mandioca. O Kivevé é um prato feito a base de polenta de abóbora, e o Vori vori, um ensopado a base de carne e bolotas de fubá.

A bebida mais consumida é o tereré, uma infusão de ervas muito semelheante ao chimarrão, porém gelada. Alguns paraguaios costumam tomar sem açúcar, mas pode ser bebido doce, ou com o suco de laranja.

Assunção está localizada no centro da América do Sul, e tem uma série de museus e centros culturais capazes de entreter o visitante por pelo menos três intensos dias de visita. Vale a pena planeja o pacote para ficar na cidade pelo menos de sexta à domingo, sem a preocupação de não ter o que fazer. Na maioria dos museus o roteiro inclui “aulas” sobre história paraguaia, como as duas grandes guerras em que o país esteve envolvido a da Tríplice Aliança e a do Chaco, essa contra a Bolívia. Além disso, tratam a ditadura militar, vivia até os últimos 20 anos como história, que ficou para trás mas deve ser contada e lembrada todos os dias.

Dica importantes

O espanhol e guarani são as línguas oficiais do país, porém, é muito comum encontrar pessoas alando português em diversos pontos da cidade, principalmente nos pontos turísticos como o centro histórico. O brasileiro ainda sofre com a baixa velocidade dos serviços de Internet na cidade. Ligações interurbanas podem ser feitas nos locutórios, estabelecimentos com cabinas telefônicas para ligações nacionais e internacionais. O código do país é 595 e de Assunção 21.

O comércio na sua maioria funciona das 8h às 18h, e os bancos das 8h30 às 13h30. Alguns estabelecimentos, basicamente os mais tradicionais e familiares ainda fecham para a siesta. Nos restaura,ntes o valor do serviço dos garçons não é incluído e é comum deixar uma gorjeta de 10%.

Para mais informações acesse www.paraguay.gov.py e quando visitar a capital paraguaia, tire suas dúvidas na Rua Palma, 468, Centro de Assunção, tel. 595 (21) 494-110, das 7h às 19h.

Onde ficar

A rede hoteleira em Assunção está em plena expansão, mas há um ano, o “jeito brasileiro de hospedar” da Rede Bourbon Hotéis & Resorts avançou os limites do país e se instalou na capital. O Bourbon Conmebol Assunção Convention Hotel se apresenta hoje como a melhor opção de hospedagem da capital paraguaia, colecionando no histórico grandes eventos, convenções e a passagem de celebridades do mundo todo. A infra-estrutura coloca o empreendimento como o espaço mais qualificado para o turismo de negócios e eventos da América do Sul. No primeiro ano, o hotel registrou ocupação média de 45%, e segundo o gerente geral da unidade, Fernando Macedo, o Bourbon Conmebol Assunção está otimista para 2013, principalmente para receber turistas brasileiros, que cada vez mais, tem Assunção como destino. “Nosso objetivo é fechar o primeiro semestre do próximo ano com crescimento de 20% na ocupação de nossos 168 apartamentos, e para isso, temos investido em um novo bar na área na qual está localizada a piscina e também na capacitação constante dos nossos funcionários pensando em sempre oferecer os melhores serviços”, argumenta.

Eventos

Para os amantes do futebol, hospedar-se no Bourbon Conmebol Assunção, é uma possibilidade a mais de conhecer sobre o esporte na América do Sul. O complexo abriga ainda o Museu Sul Americano de Futebol, fruto da parceria com a Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol). Somente em 2012, o Centro de Convenções Conmebol recebeu mais de 370 eventos de portes variados. Mais de 90 mil pessoas participaram destes encontros e de 8 Congressos Internacionais realizados na cidade, 5 deles foram realizados no Hotel.

Além disso, o espaço é o escolhido pelas celebridades que passam pela capital. Entre os hóspedes de sucesso estão Paul McCartney, Evanescence, Scorpions, Aerosmith, Julio Iglesias, Black Eyed Peas, Maroon 5, Demi Lovato, entre outros. Destaque também para as mais de 20 equipes de futebol e três seleções nacionais passaram pela unidade.

Com a intenção de investir no turismo, o hotel oferece pacotes especiais de entretenimento, principalmente para os shows que acontecem na cidade.

Acesse o site para mais informações e reservas www.bourbon.com.br.