Fotos: Lucimar do Carmo

Cordeline e Lamare: guias são alerta para toda sociedade.

O uso de drogas continua sendo um problema entre os jovens brasileiros. Por mais que haja informação sobre os malefícios gerados pelos entorpecentes, grande parte dos jovens ainda se sente atraído pelo álcool, pelo cigarro e por outros tipos de substâncias químicas.

Com o objetivo de ampliar as discussões relativas à prevenção, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou ontem os guias Drogas e Adolescentes. São quatro publicações ilustradas e voltadas tanto aos adolescentes quanto a seus familiares. ?Os guias buscam alertar todos os setores da comunidade sobre suas responsabilidades no que diz respeito à prevenção do uso de drogas. Mostram como as famílias devem conhecer e saber lidar com a questão?, explicou a coordenadora municipal do programa Adolescente Saudável da secretaria, Júlia Cordeline. ?As publicações serão distribuídas em diversos locais públicos, tornando-se acessíveis tanto aos jovens e seus familiares quanto a professores, conselheiros tutelares, assistentes sociais e outros interessados.?

Embora existam diversos tipos de drogas, em relação aos adolescentes o que mais preocupa são as drogas lícitas, como o álcool e o cigarro. Especialistas acreditam que muitas vezes elas sejam a porta de entrada para o consumo de drogas ilícitas. ?É do álcool, por exemplo, que derivam brigas e diversos tipos de acidentes de trânsito. É preciso mudar a cultura de que beber e fumar é algo legal. Os jovens devem entender que as drogas são prejudiciais às diversas etapas de seu desenvolvimento?, afirmou a coordenadora da saúde do adolescente e do jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, que ontem esteve na capital para o lançamento dos guias.

Na primeira edição, os guias serão publicados com 20 mil exemplares. Os mesmos são intitulados Eu, adolescente!?, ?Nossos Adolescentes!?, ?Não quebre a cabeça: como conversar sobre prevenção às drogas com adolescentes? e ?Não quebre a cabeça: informações sobre prevenção às drogas.