O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, abriu ontem a primeira reunião de trabalho do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná. O objetivo do encontro foi apresentar propostas e encaminhamentos para a composição e instalação do Fórum Permanente, que é formado por representantes das secretarias de Estado, sociedade civil organizada e organizações não governamentais.

A coordenação da Agenda 21 no Paraná é de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). O governador Roberto Requião assinou, no mês de fevereiro, o Decreto 2547 estabelecendo a criação do fórum permanente da Agenda 21 Paraná.

Segundo Cheida, um dos principais desafios da Agenda 21 será promover uma mudança de comportamento da sociedade. “Devemos sugerir que as pessoas busquem satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer os recursos naturais que serão necessários no futuro”, disse. Ele também enfatizou que a Agenda 21 não depende somente do governo. “A participação da sociedade é fundamental para o sucesso desse compromisso”, destacou o secretário.

A Agenda 21 é o principal documento da Rio 92, uma das mais importantes conferências organizadas pela ONU, e é resultado de uma associação de ideais estipulados para toda a sociedade global. Mais de 170 países assinaram o compromisso em busca do desenvolvimento sustentável.