As chuvas fortes que atingiram Curitiba e Região Metropolitana no último fim de semana causaram o rompimento de uma manilha localizada em um rio que passa sob o quilômetro 13 da PR-090, mais conhecida como Estrada do Cerne, que liga a capital ao município de Campo Magro. O rompimento fez com que se abrisse uma cratera na pista e com que o trânsito no local tivesse que ser impedido por cerca de dois quilômetros, do bairro Jardim Cecília até a entrada do jardim Bom Pastor.

Segundo o motorista Marcelo Comparim, que mora nas proximidades do quilômetro 13, a pista começou a afundar na madrugada de sábado, mas apenas na tarde de domingo o trânsito de veículos foi fechado. “Um motoqueiro se atrapalhou e acabou caindo dentro do buraco. Por sorte não ficou ferido. Tive que socorrê-lo”, conta.

Pessoas que moram perto da estrada condenam o sistema de manilhamento implantado no local e pedem que seja construída uma galeria. “Não é a primeira vez que isso acontece na Estrada do Cerne. O fechamento da rodovia causa muitos transtornos aos moradores e também às pessoas que, diariamente, precisam se deslocar de Campo Magro para Curitiba”, afirma o vereador e morador Francisco Fernandes de Araújo, que teme que uma próxima chuva forte possa causar ainda mais estragos e prejuízos.

Ônibus

Com o trânsito impedido, os ônibus que fazem a ligação entre Campo Magro e a capital tinham que parar um pouco antes da cratera para que os passageiros pudessem descer. Esses tinham que atravessar a pé o trecho danificado e pegar um outro ônibus que estava parando um pouco além do buraco. “Isso atrasa e complica bastante a vida da gente”, disse o assistente administrativo Deoclécio Antunes de Souza, que levava o filho pequeno para ser vacinado em Curitiba. “Espero que o problema seja solucionado logo.”

A dona de casa Nazilda Batista de Lara Pienta estava revoltada, pois, devido à confusão com os ônibus, sua filha, que tem deficiências físicas, perdeu um atendimento fisioterápico. “Minha filha tem dificuldades para se locomover. Saí de casa com ela cedo e agora vou ter que voltar, pois não dá mais para chegar em tempo para consulta. É um transtorno!”, desabafou.

Liberação

O DER, através de sua assessoria de imprensa, informou que o trecho da PR-090 deve ser liberado para o trânsito de veículos até o início da manhã de hoje. Devem ser feitas obras de reparo.