Foto: Átila Alberti/O Estado

Tempo fechado em Curitiba.

A chuva forte que começou a cair na noite de sexta-feira trouxe um alívio para a falta de água em Curitiba. Por isso a Sanepar fez ontem algumas alterações no rodízio de abastecimento. Os moradores do Grupo 1, que teriam normalizado o abastecimento somente à tarde, já tinham água desde as 9h. Já os moradores do Grupo 2, que entrariam no rodízio às 14h, também ganharam com a chuva, pois ficaram livres do racionamento.

Essas alterações ocorreram porque a chuva trouxe um incremento de 29 milímetros de água para as barragens. Segundo o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, esse volume foi significativo para dar uma trégua no rodízio. Porém, ele ressalta, que assim que acabar a água da chuva que agora está passando pela bacia incremental – formada pelos rios e cavas localizados abaixo das barragens da Sanepar e acima dos pontos de captação – o rodízio volta ao esquema anterior.

A suspensão temporária do rodízio após a chuva já era prevista pelos técnicos da empresa desde quando foi implantado o racionamento de água, em 4 de agosto. A situação do Grupo 3 só será decidida hoje, mas provavelmente o racionamento será suspenso, devido à ocorrência de fortes chuvas na tarde de ontem. Os moradores desse grupo, para saberem se haverá ou não o rodízio, podem buscar informações a partir das 10h, pelo telefone 115.

Mais frio

A chuva que chegou ao Paraná nesse final de semana veio acompanhada de uma frente fria, que fez cair as temperaturas em diversas regiões do Estado. Em Curitiba, cujas temperaturas na quinta e sexta-feira variaram entre 15ºC e 32ºC, despencaram para 12ºC e 22ºC, ontem. E a previsão do Simepar é de que o tempo vai continuar estável até o início da semana, com mais chuvas e frio. Devido aos ventos, a sensação térmica será de clima ainda mais frio. Apesar da queda nas temperaturas, não há previsão de geadas. A máxima para hoje na capital será de 19ºC. Amanhã as temperaturas irão variar entre 10ºC e 21ºC. No litoral, hoje e amanhã os termômetros deverão marcar entre 16ºC e 24ºC.