Foto: UTFPR/Divulgação

Três blocos da UTFPR em Campo Mourão sofreram danos estruturais.

A chuva que atingiu o Paraná na madrugada de ontem causou estragos na capital e, principalmente, no interior.

Mesmo de pouca intensidade, a precipitação veio acompanhada de ventos fortes que destelharam casas e estabelecimentos comerciais.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as rajadas de ventos em Ponta Grossa e Campo Mourão atingiram mais de 65 quilômetros por hora.

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, foram registrados destelhamentos de residências no município de Araruna, região centro-oeste. O vento forte, de cerca de 75 quilômetros por hora, também destruiu a cobertura de um ginásio da cidade. Não houve feridos. Funcionários da prefeitura e da Defesa Civil passaram toda a manhã contabilizando os estragos.

Em Campo Mourão, o vendaval deixou prejuízos para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Segundo a instituição, foram registrados danos na parte estrutural de três blocos. Forros e parte da parede interna foram danificados. As aulas que aconteceriam na manhã de hoje foram suspensas. A universidade vai realizar perícias para calcular o prejuízo.

Em Curitiba, a Prefeitura precisou interditar o trânsito na Rua Padre Germano Mayer, no Alto da XV, devido a um enorme buraco, com cerca de dois metros de profundidade, que se abriu na via. Segundo a Secretaria de Obras, houve um deslocamento de galerias, causado pelo grande volume de água do Rio Juvevê. O deslocamento causou uma erosão, abrindo a cratera. Pedestres e motoristas, porém, afirmaram ter avistado o buraco ainda na noite de quarta-feira.

O volume de água na galeria, segundo a Secretaria, pode ter contribuído para que a erosão aumentasse. O buraco foi coberto ainda na noite de ontem, faltando apenas a restauração do pavimento asfáltico. O trânsito entre as Ruas Professor Brandão e XV de Novembro já foi liberado.

De acordo com o Simepar, a chuva da ontem e os ventos fortes foram causados devido a uma frente fria, que se chocou com as altas temperaturas. Nos próximos dias, apenas uma leve garoa deve atingir as regiões do Norte Pioneiro e da faixa leste.

Uma massa de ar polar, no entanto, faz as temperaturas despencarem. A mínima no final de semana deve ser de 0 grau na região de Palmas e Guarapuava. A máxima não deve passar dos 15 na região oeste.