Os freqüentes assaltos, roubos e cenas de violência contra ciclistas na BR-277, que liga Curitiba ao litoral, fizeram com que mais de 150 ciclistas pedalassem pela segurança, ontem pela manhã. O grupo partiu de um posto de combustíveis próximo ao Shopping Jardim das Américas, foi até a praça de pedágio, sentido litoral, e voltou. Para a manifestação eram esperados mais de 500 atletas, mas os poucos que apareceram, sob o calor de um sol forte, já foram suficientes para chamar a atenção dos pedestres e comerciantes.

?Esse é nosso trajeto de treinamento. Esperamos proteção e segurança?, pede o ciclista Daniel Oliveira. De acordo com os atletas, a área onde os assaltos mais acontecem é próximo ao Guatupê, em média de dois por semana. ?Os caras chegam com arma na mão, geralmente dois em uma moto, e levam as bicletas. No último sábado (dia 6), uma colega nossa acabou levando um tiro. Nós nos reunimos e resolvemos fazer essa manifestação?, explica o atleta Anderson Brandão.

A grande quantidade de bicicletas, escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal, paralisou o trânsito no trecho e fez formar uma fila de automóveis.