O Colégio da Polícia Militar (CPM) do Paraná está com inscrições abertas até o dia 17 de outubro para o teste seletivo de admissão de estudantes que ingressarão na quinta série do ensino fundamental e na primeira série do ensino médio. Estão sendo oferecidas 120 vagas para a quinta série, nos turnos manhã e tarde, e noventa vagas para a primeira série, no turno da noite.

O CPM inicialmente foi criado para atender aos policiais militares e seus dependentes. Após passar por adaptações passou a atender também a comunidade civil, numa abertura que serviu também para dar a oportunidade a jovens de conhecer a filosofia militar.O teste de seleção será realizado no dia 29 de novembro, às 8h30, e o resultado será divulgado no dia 13 de dezembro. Conforme a proposta pedagógica do CPM, 60% das vagas são preferenciais para filhos ou dependentes de policiais militares. Os interessados devem procurar a direção do colégio entre 13h e 19h de segunda a sexta-feira. O colégio fica na Rua Almirante Gonçalves, 1423, no bairro do Rebouças.

Estrutura

O CPM possui uma biblioteca com mais de 13 mil títulos, além de material em meio eletrônico e um laboratório de informática com tecnologia de ponta. O colégio oferece também aulas de ginástica e musculação extracurriculares.

Os alunos dispõem de aprendizado musical em banda e coral, que participam efetivamente em solenidades cívicas e militares. De acordo com o major Sérgio Renoir Vendrametto, comandante do CPM, a meta do colégio não é apenas repassar o ensino curricular, mas ensinar cidadania.