Os comandos gerais das polícias militares de todos os Estados se reúnem em dois eventos em Curitiba. Nesta terça-feira (21), o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) discutiu assuntos legislativos e estruturais. Na quarta-feira (22), vai ser criada a União dos Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (UCGPMB) e seu primeiro presidente é o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho. A União pretende padronizar o trabalho das polícias militares em todo o Brasil.

O presidente do Conselho Nacional, coronel Roberto Antônio Diniz, comandante-geral da PM paulista, disse, nesta terça-feira (21), que a reunião do conselho deliberativo teve como objetivo principal preparar a pauta do encontro nacional, que acontece no Rio de Janeiro no mês que vem. Ele explicou que representantes das polícias e corpos de bombeiros militares de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Amazonas e Paraná estão tratando de temas relacionados com a atualização e modernização legislativa.

Segundo ele, as propostas permitem melhor atuação de policiais e bombeiros. ?Porque as polícias militares são as instituições que estão 24 horas por dia nos municípios do país realizando a segurança e em contato com a comunidade. Nosso papel é catalisar as necessidades?, afirmou.

União

Segundo o coronel Nemésio Xavier de França Filho, a União vai tratar de situações mais técnicas e operacionais. A entidade tem o papel de discutir capacitação, procedimentos, padrões operacionais e troca de conhecimentos entre as corporações. Os assuntos vão ser discutidos a partir da criação de câmaras técnicas de trabalho. ?Vamos discutir procedimentos, como, por exemplo, debater desde o currículo de formação até aplicação do policial no dia-a-dia?, afirmou. A posse de Xavier vai ser às 9 horas com a participação de autoridades civis e militares, no Hotel Bourbon, em Curitiba.