A Prefeitura de Curitiba programou para esta quarta-feira (30), às 9h30, o desvio na Avenida Comendador Franco, no sentido Curitiba/São José dos Pinhais. A mudança de trânsito é para a construção da trincheira na rua Chile, sob a avenida das Torres, que faz parte do binário Chile-Guabirotuba. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) vão orientar os motoristas.

Serão interditados 200 metros da avenida Comendador Franco, perto do Palácio Hyogo., no Jardim Botânico. No trecho do desvio, haverá um estreitamento de pistas. A avenida das Torres terá quatro pistas funcionando, em vez das seis existentes. Os veículos que vão no sentido Curitiba/ São José dos Pinhais serão desviados na altura da rua Alberto Franco da Costa, sendo deslocados para uma pista construída sobre o canteiro central, ocupando também uma pista que vem no sentido São José dos Pinhais/Curitiba. A mudança vai durar três meses.

Nesta fase da obra, as equipes vão fazer o estaqueamento, que vai segurar a laje superior da trincheira. Somente depois de concluídas estas etapas, a Prefeitura vai iniciar a escavação da trincheira.

A construção da trincheira vai beneficiar diretamente os bairros: Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. A nova ligação viária vai beneficiar 87 mil moradores destas regiões. O binário envolve as ruas Guabirotuba, Chile, Alberto Twardowski e Pergentina Silva Soares.

Durante os 10 meses previstos para os trabalhos, haverá obras em uma extensão total de 2.852 metros. Serão feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. Esta trincheira vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares. Também serão construídas uma ponte sobre o Rio Belém, próxima da rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

No sentido Centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente, formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas. No futuro, quando implantada a trincheira da Gustavo Rattman e também o binário Agamenon Magalhães – Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.