As secretarias da Saúde e do Esporte e Lazer abrem nesta quinta-feira (3) a programação pública do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril e do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Até o próximo domingo (6), várias ações serão promovidas em centros esportivos e escolas do município, UEM, Centro Social Urbano e na ATI do Parque do Ingá.

A abertura, nesta quinta-feira (3) às 8 horas, será com um café da manhã seguido de ginástica e caminhada para adultos e crianças em todos os centros esportivos do município. O grupo teatral ?Los Muchos? fará apresentação nos centros esportivos do Jardim Alvorada e da Zona 5.

Na sexta-feira (4), estudantes da rede municipal de ensino que participaram do concurso de frases sobre Atividade Física e Saúde têm uma manhã de ginástica no Centro Social Urbano. Os alunos autores das três melhores frases vão receber a premiação. No sábado (5), a partir das 8 horas, a ação será um campeonato de corrida, saltos e arremessos para estudantes de até 13 anos. O evento conta com a participação da Associação Maringaense de Atletismo, Federação Paranaense de Atletismo e Departamento de Educação Física da UEM. 

No domingo (6), será realizado o Festival de Natação para todas as idades e em todos os centros esportivos, a partir das 9 horas. Na ATI do Parque do Ingá, as partir das 8 horas, toda comunidade pode participar de atividades físicas e de lazer, aferição da pressão arterial, medidas antropométricas e orientação sobre saúde preventiva. Todas as frases classificadas serão fixadas no alambrado do Parque do Ingá.

Ministério da Saúde

A comemoração do Dia Mundial de Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde é uma determinação do Ministério da Saúde para os municípios que possuem programas de promoção da saúde preventiva. Maringá foi premiada com R$ 80 mil do Ministério para desenvolver um projeto de acompanhamento de idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com peso acima do ideal em seis ATIs. 

Para este ano o Ministério escolheu o tema ?Entre para o time onde o meio ambiente e a atividade física jogam juntos?, mostrando a importância na preservação ambiental na saúde da população. A intenção é além de incentivar as pessoas para um  comportamento mais saudável no dia a dia, conscientizar sobre as práticas simples que resultam em um meio ambiente mais limpo. 

Mesmo para quem não pode participar das atividades comemorativas, o Ministério da Saúde formou o ?Time Mais Saúde?, que convoca todos os brasileiros para uma mudança de hábitos. Como deixar o computador e a televisão e fazer caminhadas, passeios no bairro ou freqüentar mais os espaços públicos. Onde existem centros sociais urbanos, o conselho é a pessoa inscrever com a família em atividades físicas ou culturais.

?Time Mais Saúde?

 O Time Mais Saúde orienta ainda as pessoas a mudarem o comportamento no trabalho, fazendo pausas para alongamento ou evitando o elevador e usando mais a escada. Em casa o conselho é aproveitar o quintal ou espaço comum nos condomínios, além de preparar alimentos mais saudáveis. No deslocamento, usar menos o carro e fazer mais caminhadas, mesmo que seja estacionar o veículo mais longe para andar um pouco.

A prática de atividades físicas ao ar livre também contribui para formar uma consciência ecológica, especialmente entre os mais jovens. Para contribuir na preservação ambiental, as dicas do Time Mais Saúde são simples. Começa com economizar energia, deixar o carro em casa e usar o transporte coletivo, pegar ou dar carona a amigos, não desperdiçar água, não jogar lixo no chão e separar material reciclado. 

Seguindo todas as dicas da campanha as pessoas estarão contribuindo para melhorar a própria saúde e a qualidade de vida das cidades.