A Prefeitura começou a preparar o terreno onde será construído o novo Clube da Gente CIC. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão fazendo obras de drenagem no local do complexo aquático, modernizando as galerias pluviais da região. A obra será feita durante licitação para contratação da empresa que construirá as piscinas na CIC. “Com esta obra, o terreno estará perfeito para o início da construção do Clube da Gente, que será entregue em 2010”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

As equipes vão trocar antigas tubulações com 80 centímetros de diâmetros por manilhas com 1,5 metros de diâmetros, o que vai dar melhor vazão ao escoamento das águas pluviais. Serão desviados 132 metros de galerias, que sairão do meio do terreno para a lateral, perto da rua. Com a mudança, vai melhorar o escoamento de ruas vizinhas, evitando pontos de alagamentos em dias de chuva forte. A previsão é que a obra dure 30 dias.

O Clube da Gente CIC terá uma área de 2.645 metros quadrados e 517 metros quadrados de piscinas. Uma piscina será semi-olímpica, com 25 metros de comprimento, oito raias e 1,3 metro de profundidade. A outra terá 10 metros por 10 metros e 1,1 metro de profundidade, para hidroginástica, hidroterapia e aprendizagem infantil. O projeto teve a consultoria do ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges. O investimento será de R$ 4,5 milhões.

As novas piscinas ampliarão as vagas em natação, atualmente oferecidas pela Prefeitura na praça Oswaldo Cruz e na praça Ouvidor Pardinho, ambas na Regional Matriz, e no Clube da Gente do Bairro Novo. O Clube da Gente CIC atenderá 2 mil alunos por mês. O prefeito Beto Richa assumiu o compromisso de instalar piscinas públicas nas nove regionais da cidade. Além da construção do Clube da Gente CIC, há recursos para os clubes das regionais Boa Vista e Pinheirinho, previstos no Programa Pró-Cidades, financiamento aprovado pelo BID.

O Clube da Gente CIC será construído no Parque Caiuá, na esquina das ruas Durval Antônio Landal e Marcos Antônio Malucelli,. “O Clube da Gente será o maior equipamento esportivo da CIC, democratizando o acesso à natação, um esporte completo para a saúde dos curitibanos”, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo. O clube terá também espaços para aulas de educação física e atendimento para a Fundação de Ação Social (FAS).