A Copa do Mundo começa oficialmente em Curitiba na próxima quinta-feira (12), ao meio-dia, com a abertura dos portões da FIFA Fan Fest, na Pedreira Paulo Leminski. O evento é gratuito e terá, além da transmissão ao vivo do jogo de abertura da Copa do Mundo, as 17 horas, entre Brasil e Croácia, o show do cantor Dudu Nobre, as 19 horas.

Para participar da festa o público deverá retirar pulseiras, na quinta-feira (12), das 9h às 19h, na Rua da Cidadania da Matriz e no Memorial de Curitiba. Cada pessoa poderá retirar até três pulseiras, que serão válidas apenas para a mesma data.

A programação na Pedreira acontecerá em todos os dias com jogos, entre os dias 12 de junho e 13 de julho, com entrada gratuita. Nesse período, quatro atrações nacionais se apresentarão no local: Dudu Nobre (12 de junho), Jota Quest (23 de junho), Erasmo Carlos (5 de julho) e Raça Negra (13 de julho).

Um telão de 90 metros quadrados foi instalado para transmissão dos jogos. Também estão previstas mais de 70 apresentações artísticas de grupos curitibanos, espaço para crianças e loja com produtos turísticos de Curitiba e produtos oficiais da Copa do Mundo.

Evento oficial da FIFA, que acontecerá em todas as cidades-sede do Mundial, a Fan Fest é uma maratona de entretenimento, planejada para fazer com que a população participe e se integre à festa do futebol, mesmo sem ir aos estádios. São 25 dias de eventos. Nas datas com atrações nacionais (12 e 23 de junho e 5 e 13 de julho) a capacidade máxima é de 15 mil pessoas. Nas demais datas a capacidade será de 2 mil pessoas simultaneamente.

A Fan Fest Curitiba é organizada em conjunto pela FIFA, Globo/RPC TV e Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba. A programação completa da FIFA Fan Fest pode ser encontrada no site fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Locais e horários para retirada das pulseiras de entrada para o dia 12: Quinta-feira (12) das 9h às 19h – Rua da Cidadania da Matriz e Memorial de Curitiba

Programação

12/06 – Brasil X Croácia

12h        abertura dos portões

12h15    DJ + Brainstorm Dance Company

14h  Grupo de Hip Hop – Festival 2013

16h  Rodrigo Castellani e Banda

17h  Brasil x Croácia

19h  Dudu Nobre

20h35    DJ

21h  fechamento dos portões

Datas dos eventos

Junho: dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 28, 29 e 30

Julho: dias 1º, 5, 8, 9, 12, e 13

Dias sem eventos

Junho: dia 27

Julho: dias 2, 3, 4, 6, 7, 10 e 11

Horários (exceto dia 12/6)

Abertura dos portões: 11h

Fechamento: 22h

Veja a programação completa da Fan Fest Aqui

Locais de retirada de entrada nas datas com shows nacionais: Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa) e Memorial de Curitiba (Largo da Ordem), das 9h às 19h.

Local para retirada de entrada nos demais dias: Memorial de Curitiba, das 9h às 19h.

* As pulseiras são válidas somente para o dia do evento.

* Não há distribuição antecipada de pulseira. Só acontece no dia, até o limite de público do evento.

* Cada pessoa pode retirar até 3 pulseiras.

Mais Orientações

Não será permitida a entrada na Pedreira com os seguintes objetos:

– Bolsas ou mochilas;

– Guarda-chuvas;

– Alimentos e bebidas.

Trânsito

Rua João Gava: fechada para veículos nos dias 12 e 23 de junho e 5 e 13 de julho, no trecho entre as ruas João Ernesto de Sá e Roberto Gava. Nos demais dias, a rua é fechada em frente à Pedreira, entre as ruas Antônio Krainiski e Roberto Gava.

Ao contrário do que ocorre na região da Arena, não haverá perímetro de bloqueio. Todos terão acesso ao entorno. Contudo, ?ca proibido o estacionamento de veículos em torno da Pedreira por questões de segurança.

Orientação: Não Vá De Carro

Mobilidade

Foi planejada uma área de mobilidade para o entorno do espaço, em parceira com o Ippuc e a Setran. A ideia é respeitar moradores e comerciantes e facilitar o deslocamento e entrada do público, garantindo a segurança de todos os presentes, organizadores e fãs.

Linhas de Ônibus

Além das linhas de ônibus normais que levam à região, a Fan Fest terá uma linha especial saindo da Praça Tiradentes e outra da Praça Rui Barbosa direto para a Pedreira.

A linha Especial Fan Fest é gratuita. A partir das 10 horas da manhã haverá ônibus saindo a cada 15 minutos da Praça Rui Barbosa. Os ônibus vão fazer uma parada na Praça Tiradentes seguindo, a partir dali, direto para a Pedreira. No retorno, haverá ônibus saindo da Pedreira, também a cada 15 minutos, fazendo parada na Praça Tiradentes e ponto final na Praça Rui Barbosa.

Além da frota programada, 12 ônibus ficarão prontos e à disposição dos fiscais para serem colocados em operação a qualquer momento, se necessário.  A partir das 21 horas os ônibus vão ficar na Pedreira, aguardando o final dos shows.

Essa região também é atendida normalmente por outras 11 linhas convencionais e metropolitanas, além do Interbairros II, que é circular e terá reforço tanto no sentido horário quanto anti-horário.

Bicicletas

Haverá estacionamento para bicicletas na Pedreira. Quem for pedalando terá pulseiras garantidas para a entrada.

Espaço Kids

A Fan Fest oferece um espaço para recreação e diversão das crianças, assim como várias ações de entretenimento dos patrocinadores. Neste espaço também são distribuídas pulseiras às crianças, com nome e telefone do responsável por elas.

Menores de 16

Menores de 16 anos só podem entrar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Estrutura

– Local para compra de produtos turísticos da cidade e referentes à Copa do Mundo FIFA.

– Espaço de informações sobre programações culturais e de serviços para turistas.

– Diversos órgãos da Prefeitura, como a FAS, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Guarda Municipal atuam diretamente no evento.

 

– Áreas para atendimento médico e de emergência.

– Áreas de alimentação.

– Há venda de água, cerveja e refrigerante.

– Não haverá credenciamento para vendedores ambulantes.

Segurança

Na área interna: Guarda Municipal e Segurança Privada

Na área externa: Polícia Militar

Jogos

Na última rodada da 1ª Fase da Copa do Mundo, os dois jogos de cada grupo acontecem no mesmo horário. Assim, logo após a exibição de um dos jogos será transmitido um VT resumido da outra partida.