Representantes dos 32 Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da capital e de mais três regiões do interior (Londrina, Apucarana e Foz do Iguaçu) participaram de um encontro com o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, na sede da Secretaria, na última sexta-feira. O objetivo da reunião foi fazer um balanço das ações dos Consegs em 2004, além de comemorar um ano da assinatura do decreto 2332, que regulamentou o funcionamento dos conselhos.

"Hoje temos um relacionamento que não existia antigamente com os Consegs. A política do governo é de total apoio às comunidades por meio dos conselhos. Este ano foi marcado por grandes feitos e os Consegs participaram de tudo isso", disse Delazari. O coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Benjamim Zanlorenci, destacou a intenção de promover pelo menos um encontro por mês entre os Consegs. A intenção é criar uma integração maior entre todos os representantes.

Para Zanlorenci, a "revolução" da participação da comunidade como parceira da polícia para melhorar a segurança em suas regiões começou no dia 10 de dezembro de 2003, quando o decreto 2332 foi assinado. "Estamos comemorando um ano da nova regulamentação que revolucionou os conselhos. Por meio de uma franquia social, os conselhos têm direitos e deveres, em parceria com o governo do Paraná, aproximando a comunidade das autoridades de segurança", afirmou.

Prêmio

Durante o encontro, foi entregue pela Secretaria da Segurança o prêmio "Personalidade Conseg". Mais de setenta pessoas que se destacaram na atuação dos Consegs em todo o Paraná durante o ano de 2004 foram homenageadas. Entre os diplomados estão: o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Antônio Pancotti, o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, e o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi. O coordenador estadual dos Consegs, Benjamim Zanlorenci, recebeu do vereador André Passos "Votos de louvor e congratulações" concedidos pela Câmara Municipal de Curitiba pela atuação junto à comunidade através dos Conselhos de Segurança.

Interior

Ao todo, 188 Consegs estão em funcionamento no Paraná, reconhecidos pela Coordenação Estadual. Os Conselhos de Londrina, Apucarana e Foz de Iguaçu são alguns dos principais destaques no Estado, por suas ações em conjunto com as polícias para o combate à criminalidade.

"A comunidade de Londrina está em perfeita sintonia com a Secretaria da Segurança. Temos boas parcerias tanto com a Polícia Militar como com a Polícia Civil. Percebemos a luta diária da Secretaria e das comunidades para reverter os índices de criminalidade na nossa região", disse o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Londrina, Alvino Aparecido Filho.