O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, assinou nesta terça-feira (5) com os prefeitos das cidades de Campo Magro, Contenda e Novo Itacolomi convênios para a construção de 70 casas rurais. As casas serão construídas através do programa Morar Bem Paraná Rural, do governo do Estado, em parceria com o Minha Casa Minha Vida Rural, do governo federal. Os investimentos para estas novas moradias são de R$ 1,7 milhão.

Segundo o presidente da Cohapar, estas moradias rurais refletem a preocupação que o governador Beto Richa tem com o interior do Estado e com o homem do campo. “Estamos atendendo uma demanda antiga que é melhorar as condições do homem do campo. Proporcionando uma moradia digna as pessoas melhoram a produtividade e permanecem na propriedade, produzindo cada vez mais”.

O deputado estadual Nelson Justus participou da assinatura e afirmou que a Cohapar recuperou a credibilidade junto à população, que estava abalada. “Os prefeitos não acreditavam mais que teriam estas casas e hoje, graças ao mérito do governador Beto Richa e de toda a equipe da Cohapar, habitação voltou a ser assunto prioritário em todas as cidades. Vivemos um momento ímpar”.

Em Novo Itacolomi serão mais 10 unidades rurais. A administração da cidade destaca-se pelo empenho nas obras de outras 10 casas que já estão em andamento. “Estamos fazendo o possível para agilizar o processo, faz apenas 15 dias que as obras começaram e já podemos ver casas erguidas. É uma forma de agradecimento também, pois o governo do Estado está empenhado em ajudar os pequenos municípios, temos que fazer a nossa parte”, destacou o prefeito Moacir Andreolla.

Na cidade de Contenda serão 15 moradias rurais. A prefeitura está providenciando a doação de um terreno com 30 mil metros quadrados para execução de casas na área urbana. “É a primeira vez que a Cohapar faz um empreendimento em Contenda, só tenho que agradecer pelo empenho da equipe que sempre nos atende prontamente e faz as coisas acontecerem”, afirmou o prefeito Hélio Luis Boçoen.

Em Quitandinha, cerca de 65% da população mora em áreas rurais o que, segundo o prefeito, torna o programa Morar Bem Paraná Rural ainda mais importante. “Podemos dar condições melhores às famílias que vivem da agricultura. A parceria com a Cohapar e com a Secretaria de Agricultura é fundamental para a nossa cidade e pretendemos ampliar cada vez essa relação com o governo do Estado”, afirmou o prefeito Neco Prado.

O prefeito de Campo Magro, José Pase, destacou o trabalho da Cohapar na cidade. “Já temos 388 casas do PAC e agora estas moradias rurais, vamos atender toda a população com esta parceria entre governo federal, estadual e municipal”.