Começa na próxima segunda-feira (16) o período de recesso escolar dos 140 mil estudantes da rede municipal de ensino, programado para o período de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimentos Especializados (CMAEs), Faróis do Saber e demais unidades escolares da rede não terão atendimento nos dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26 de junho.

A pausa nas atividades escolares nos dias dos jogos realizados em Curitiba foi planejada em calendário escolar, organizado em parceria entre as redes de ensino estadual e particular como medida para reduzir o fluxo de veículos na cidade durante os dias de evento, minimizar os transtornos para a população, agilizar o deslocamento e garantir a segurança de todos.

Nos dias 24, 25 e 27 de junho haverá atividades normalmente em todas as unidades escolares da rede. O encerramento do primeiro semestre letivo acontece na sexta-feira (27).  O período de férias de inverno será de 30 de junho a 14 de julho e o retorno às aulas para início do segundo semestre será na terça-feira, 15 de julho.

Em função da Copa do Mundo, o calendário escolar precisou ser organizado de uma forma diferenciada neste ano. “Estamos considerando o cumprimento dos 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas também assegurando o bem-estar e segurança de nossos estudantes, seus familiares e profissionais da educação”, explica a Secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Recreação

Mesmo sem atividades pedagógicas durante o recesso para a Copa do Mundo, nove escolas municipais, uma em cada região da cidade, vão oferecer, por meio do programa Comunidade Escola, atividades recreativas, esportivas e culturais para a comunidade.

Serão jogos, brincadeiras, rodas de leitura, apresentações musicais e de dança, entre outras atividades que acontecerão das 8h às 11h30 horas nas escolas municipais Professora Cecilia Maria Westphalen, Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, CEI do Expedicionário, Professora Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, Anita Gaertner, Vila Torres, Dário Percinoto de Castro Vellozo, Professora Maria Ienkot Zeglin e CEI Bela Vista do Paraiso.

A programação será repetida nas manhãs dos dias 23 e 26 de junho. As demais unidades escolares obedecem o calendário escolar, com recesso das atividades letivas nos dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26 de junho. Dias 24, 25 e 27 de junho haverá atividade normalmente em todas as unidades da rede para os 140 mil estudantes. As férias de inverno acontecerão no período de 30 de junho a 14 de julho.