A falta de limpeza de um córrego que passa pela rua Santa Fé, na altura das ruas Altônia e Alvorada do Sul, vem incomodando os moradores do bairro Jardim Pedro Demeterco, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo eles, a sujeira impede o escoamento da água, ocasionando enchentes na região em dias de chuva forte.

"Ao longo do córrego, existem manilhas entupidas e o mato está bastante alto. Tudo isso faz com que o córrego transborde em dias de chuva. Muitas vezes, a água chega a impedir a passagem de carros em ruas próximas e mesmo a entrar na casa das pessoas", relata o marmorista Messias Vieira, que mora no bairro há quatro anos.

A residência da dona de casa Suzana Aparecida Marques, que também vive no Jardim Pedro Demeterco há quatro anos, ficou alagada uma vez, em março de 2003. A água chegou a meio metro de altura e ela perdeu quase tudo o que tinha dentro de casa. "Até hoje não consegui recuperar o que perdi. A água acabou com colchões, roupas, cômoda, guarda-roupa e com o carpete de madeira que eu tinha colocado. Tive um prejuízo grande", conta.

O mesmo aconteceu com a dona de casa Vera Lúcia Ribeiro, que vive há três anos na região. "Logo depois que a enchente passou, meus filhos – atualmente com seis e nove anos de idade – e outras crianças da região ficaram doentes. Eles tiveram um tipo de virose, com febre alta, vômito e diarréia. Tenho certeza que o problema foi causado pelo contato com a água e não quero que isso venha a acontecer novamente", diz.

Prefeitura

A Prefeitura de Pinhais informou, através de sua assessoria de imprensa, que a limpeza do córrego é feita periodicamente, seguindo um cronograma de trabalho. Porém, ressalta que, para que não haja mais alagamentos, é preciso que a população colabore e deixe de jogar lixo na água.