A partir do dia 3 de outubro, os amantes de cachorros terão uma novidade em Curitiba. Será realizada no Parque Barigüi, das 9h às 13h, a Feira de Doação e Posse Responsável, onde os proprietários poderão fazer doações de seus animais, assim como adquirir outros apresentando condições favoráveis para sua criação.

A cada domingo, quinze animais – dez da Proteção Animal e cinco do Canil Municipal – já castrados estarão na feira e poderão ser adotados pela população. A feira acontece até o final do ano. Nos domingos seguintes, ela será montada em outros parques da cidade.

A iniciativa visa a diminuir a população de animais nas ruas da capital e evitar o superpovoamento do Canil Municipal e das organizações não governamentais (ONGs) que recolhem os animais abandonados. A feira conta com o apoio da Prefeitura. Para poder adotar um animal, o interessado terá que preencher um questionário e passar por uma avaliação sobre as condições em que o cachorro será acolhido.

Segundo a presidente do Clube das Pulgas, Márcia Valeixo, entidade que trabalha com animais abandonados, os animais que forem doados deverão estar castrados. Ela afirmou que essa iniciativa já vinha sendo desenvolvida no bairro Fazendinha desde o início do ano, com bons resultados. “Todo mundo sai ganhando. Reduzimos o número de animais abandonados nas ruas de Curitiba, e aqueles que se interessam pelos cães podem participar da feira”, diz.

Márcia destacou ainda que a atividade vem dando certo em outras capitais, com grande participação da população. A idéia é que, a partir do próximo ano, a feira aconteça em um lugar específico, ainda não divulgado. “Vamos aproveitar até o final do ano para encontrarmos um local adequado. Assim as pessoas interessadas poderão se deslocar até o local para doar ou adotar um animal”, concluiu.