Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, chega a Curitiba com o “Tour da Saúde Óssea” nos dia 13, 14 e 15 de setembro, no Parque Atuba. As cidades de São Paulo e Belo Horizonte já fizeram parte do roteiro da campanha itinerante que recebeu um total de 6,2 mil visitas nas duas paradas. A ação promove conscientização sobre a osteoporose, doença silenciosa que já atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, número que deve subir com a tendência de envelhecimento da população.

“Um terço das mulheres após a menopausa desenvolve a osteoporose”, afirma Jaime Kulak Júnior, Presidente da Abrasso Paraná. “Por esse motivo é tão importante trazer para debate o tema osteoporose, para que as pessoas tomem consciência da importância de prevenir”, conclui o médico ginecologista.

 

O “Tour da Saúde Óssea” é um projeto que conta com uma unidade móvel que oferece a oportunidade de realização de exames preventivos de avaliação e densitometria óssea para as pessoas acima de 45 anos de idade. Além disso, uma estrutura inflável em forma de osso, com 27 metros de comprimento, vai abrigar uma exposição com informações e curiosidades sobre a estrutura óssea, alimentos e atividades que contribuem para a manutenção da saúde óssea.

 

Além disso, em Curitiba, a campanha será ampliada. Haverá uma tenda com orientação em saúde realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba que encaminhará as pessoas residentes no Município de Curitiba que apresentarem alteração nos exames para continuidade do atendimento pelos serviços de saúde da cidade.

A carreta ainda passará pelas cidades do Rio de Janeiro nos dias 4, 5 e 6 de outubro, retorna para São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de outubro e finaliza em Campinas nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2013. Em Curitiba o tour estará no Parque Atuba, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, das 9h às 17h. A visita ao osso será gratuita e a realização dos exames seguirá a distribuição de senhas.

Com o objetivo de aumentar a relevância do tema osteoporose entre a população brasileira, principalmente entre as mulheres, a Abrasso conta com os apoios da marca Densia, linha de iogurtes da Danone enriquecida com cálcio e Vitamina D; da GE Healthcare, divisão de equipamento médicos da GE para ampliar o acesso à saúde.

Esta mobilização pretende conscientizar sobre o tema e incentivar a realização de exercícios físicos, alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D, e a realização de exames preventivos.

Serviço

 

Tour da Saúde Óssea em Curitiba

Local: Parque Atuba- Rua Pintor Ricardo Krieger, s/ nº – Atuba– Curitiba

Data: 13,14 e 15 de setembro de 2013.

Horário: 9h às 17h