Cerca de oito mil pessoas são esperadas na capital paranaense para o 10º CBCENF – Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que acontece entre os dias três e seis de setembro, no Expo Trade Convention & Exhibition Center. O público, formado por 70% de estudantes, 20% de enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, e 10% de convidados como expositores, palestrantes, médicos e formadores de opinião de todo Brasil e, inclusive, do exterior, terão a oportunidade de participar do mais importante encontro do setor na América Latina. Também é esperada a presença de autoridades da saúde de representação nacional, estadual e municipal.

Nos quatro dias de evento, sob o tema Século XXI: Dilemas e Perspectivas da Enfermagem Brasileira, o desenvolvimento dos profissionais e a interação da classe serão marcados por cursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e lançamento de livros. Na ocasião será apresentado, ainda, o 4º CONARENF, Congresso Nacional de Residência em Enfermagem, que tratará de Repercussões e Perspectivas no Cenário Político e Profissional. Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Dra. Dulce Dirclair Huf Bais, o encontro possui diferenciais importantes, se comparados a outros eventos do gênero, já que oferece baixo custo aos participantes e trabalha o aprimoramento profissional com mais eficiência e resultado.

Quem já participou das edições anteriores sabe que os momentos de descontração e entretenimento são características de destaque do CBCENF. E em Curitiba não será diferente. Os shows ficam por conta de Jorge Aragão e das bandas Inimigos da HP e Jota Quest. Outras atrações incluem a apresentação teatral dos Enfermeiros da Esperança (RJ) e do espetáculo ?Concerto em Ri maior?, com atores curitibanos, repleto de malabarismo, dança, música e palhaçada. Nos intervalos dos cursos e palestras, animadores estarão interagindo com os participantes, recepcionando-os e realizando diferentes atrações circenses e teatrais.

Espaço Criança e Espaço Beleza

Idealizado para quem tem filhos entre 02 e 12 anos de idade e não tem com quem deixá-los para participar do Congresso, o Espaço Criança não tem custo algum e as crianças poderão ficar sob os cuidados de monitores, psicólogos e enfermeiros, enquanto a mamãe ou o papai mantém-se atualizado. Outro diferencial é o Espaço Beleza que, com 50 profissionais, estará aberto para aqueles que quiserem dar um toque no visual e ficar preparados para os shows. Escova, manicure e maquiagem gratuitas!

Sobre o CBCENF

O CBCENF ? Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem ? foi realizado pela primeira vez em 1998, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Como evento nacional, nasceu com a característica itinerante para valorizar as regiões por onde passa. Em edições anteriores, o CBCENF já esteve nas seguintes cidades: Salvador-BA, 1999; Rio de Janeiro-RJ, 2000; São Paulo-SP, 2001; Recife-PE, 2002; Florianópolis-SC, 2003; Fortaleza-CE, 2004; Maceió-AL, 2005; Porto Seguro-BA, 2006.

Sobre o COFEN

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), entidade responsável pelo Congresso, e seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) formam o Sistema COFEN/CORENs. Estão subordinados ao Conselho Federal os 27 conselhos regionais localizados em cada estado brasileiro. Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN existe para normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

Inscrições

Já estão abertas as inscrições para o 10º CBCENF. Elas podem ser realizadas no site www.cbcenf.com.br e o valor, até dia 31 de agosto, é de R$ 210,00. Estudantes de Graduação em Enfermagem e de Curso Técnico em Enfermagem têm 50% de desconto.