A escola de samba Nenê de Vila Matilde escolheu Curitiba como tema de seu enredo para o desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo em 2017. Mesmo sem repasse de qualquer recurso público, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) vai acompanhar todo o processo de desenvolvimento do samba-enredo, com liberação de uso de imagens da cidade, pesquisa de conteúdos, liberação de obras intelectuais de terceiros e promover o estímulo a parcerias e patrocínios entre agentes locais, segundo informações da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

O termo de apoio e cooperação cultural firmado pela administração municipal com a agremiação, que será oficializado nesta quinta-feira (12), ainda prevê que a escola paulistana deve apresentar projeto de contrapartida cultural para o fortalecimento das escolas de samba de Curitiba e a gestão do carnaval da cidade. E pelo menos um grande patrocinador já está garantido: o Shopping Total, onde acontece o evento de assinatura do termo de apoio, a partir das 17h, com a presença do prefeito Gustavo Fruet e de representantes da Nenê de Vila Matilde.  

Tradição

Campeã em 13 ocasiões, a agremiação já levou para avenida enredos em homenagem a Moçambique, Ziraldo, Câmara Cascudo e o Folclore Brasileiro, Xica da Silva e em 2016 a atriz e bailarina Claudia Raia. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Nenê de Vila Matilde foi fundado em 1º de janeiro de 1949 por um grupo de sambistas liderados por Alberto Alves da Silva, o Nenê, um dos últimos cardeais do samba, como são chamados os fundadores das escolas tradicionais criadas nas décadas de 1940 e 1950.