Na manhã desta quarta-feira (26) a Urbs, empresa responsável por gerenciar o transporte coletivo em Curitiba, fez o cadastro de carros de passeio para efetuar o transporte de passageiros afetados pela greve dos motoristas e cobradores de ônibus. De acordo com a assessoria de imprensa da autarquia, a prioridade é dada aos veículos já cadastrados, pois eles passaram pela vistoria obrigatória.

Para facilitar o fluxo nas vias que cortam a capital, está permitido o tráfego de van, carros autorizados pela Urbs e táxis nas canaletas utilizadas pelo expresso. É preciso, no entanto, estar atendo ao valor cobrado por esses serviços, que não pode ultrapassar R$ 6 reais.

Itinerários

A Urbs informou que o número de carros cadastrados, no início da tarde, era de 260 veículos, sendo a maioria vans, 10 micro-ônibus e um ônibus. Os carros convencionais representam 20% dos veículos, segundo relato do gestor de área de tecnologia de transportes da Urbs Helcio Luiz Karas.

Karas revelou também que motoristas de ônibus estão cadastrando os próprios veículos para trabalhar durante a greve. Segundo ele, não há impedimento para isso. Para cadastrar o automóvel, o interessado deve estar com a CNH em dia e com a inspeção veicular em ordem.

Os motoristas são orientados a ter como itinerários os eixos do transporte coletivo convencional, ou seja, as áreas atendidas pelos biarticulados, ligeirões e expressos. No caso de condutores que já atuam em uma determinada região, eles recebem a incumbência de continuar naquele trecho, por já conhecer as particularidades do bairro.

Multas

O BpTran multou algumas lotaçãoes que circulavam pelas canaletas dos biarticulados. Contudo, a Urbs avisou que todos os veículos que estão com o cadastramento da autarquia terão a multa arquivada. Somente os veículos não-cadastrados é que irão pagar pela infração.

Você conseguiu ir para o trabalho hoje? Envie para o Paraná Online seu relato de como você está se virando neste dia sem ônibus.

Quer saber qual é o melhor caminho? Confira o trânsito em tempo real em Curitiba.