O Município de Curitiba terá mais dois Centros de Especialidades Odontológicas ainda no primeiro semestre de 2014. A portaria 97, do Ministério da Saúde, que libera os recursos para a instalação dos dois Centros em universidades da capital paranaense foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial.

O atendimento será realizado pelos alunos da pós-graduação, supervisionados por professores e servidores municipais.

Os recursos são provenientes do programa Brasil Sorridente, do governo federal, que custeia a compra e instalação dos equipamentos assim como recursos mensais para a manutenção dos serviços.

A Secretaria Municipal da Saúde firmou ainda parceria com a Universidade Positivo que abrigará um dos Centros de Especialidades Odontológicas. A parceria determina que servidores municipais e alunos da pós-graduação irão realizar o atendimento de moradores dos bairros Santa Felicidade e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), encaminhados pelas 26 unidades básicas de saúde da região, beneficiando mais de 327 mil habitantes.

Na Universidade Positivo serão realizados diagnósticos de lesões bucais, tratamentos de canal (endodontia), detecção de câncer de boca e atendimento especializado a Pessoas com Deficiência além das atividades de Periodontia e Radiologia nos períodos da tarde e noite.

O local de funcionamento do outro Centro de Especialidades Odontológicas deverá ser definido na primeira quinzena de março.