Técnicos da área ambiental, estudantes e interessados na administração de Unidades de Conservação (UC) participam desde ontem, na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), em Curitiba, do primeiro curso realizado no Brasil sobre Avaliação Ecológica Rápida. O curso, que prossegue até sexta-feira, pretende capacitar os participantes na aplicação da metodologia utilizada na coleta de informações que servem como subsídio à seleção de áreas importantes para preservação e conservação.

A Avaliação Ecológica Rápida é uma ferramenta utilizada no manejo e planejamento das UC, que são áreas protegidas por lei, como parques nacionais e estaduais, florestas nacionais e estaduais e reservas biológicas. Como o próprio nome diz é uma maneira rápida de fazer um levantamento da fauna, flora e recursos naturais existentes nesses locais.

Além de brasileiros, o curso conta com técnicos argentinos e paraguaios. Segundo a supervisora de Formação Ambiental da Universidade Livre do Meio Ambiente, Luciane Akemi Grassani, as aulas práticas começam amanhã, no Parque Barigüi. O curso está sendo ministrado pelo biólogo e engenheiro civil Roberto Antonelli Filho, que é consultor autônomo nas áreas de gerenciamento ambiental, pesquisa e educação ambiental em São Paulo.