Com a proximidade de mais um feriado prolongado, o da padroeira do Brasil na segunda-feira (12), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) orienta aos paranaenses que pretendem viajar de ônibus, ao Litoral ou ao interior do Estado, para que comprem antecipadamente as passagens de ida e volta.

De acordo com o setor de transporte comercial de passageiros do DER, a medida assegura menos transtornos nas rodoviárias e facilita a viagem nos horários desejados. Além disso, a programação ajuda a coibir o serviço irregular de transporte de passageiros, já que gera queda da demanda para os prestadores não autorizados.

Apenas as empresas autorizadas a prestar os serviços de transporte intermunicipal de passageiros possuem o registro, os documentos necessários e a garantia de uma viagem segura, com a inspeção dos veículos e o acompanhamento de outros trâmites.

A lista das empresas registradas no DER, órgão responsável pela regulamentação, autorização e fiscalização dos serviços, está disponível na internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc). Os passageiros tem também um canal direto para denunciar possíveis problemas com essas companhias ou denunciar as clandestinas pelo e-mail reclame@der.pr.gov.br.