Arquivo
rodoviaria2030607.jpg

Para evitar este transtorno, o ideal é comprar a passagem antecipadamente.

Com a proximidade de um possível feriado prolongado de Corpus Christi, a ser lembrado quinta-feira (7), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) volta a alertar para quem planeja viajar de ônibus que faça a compra antecipada da passagem. A providência ajuda a evitar filas e transtornos de última hora.

Segundo o DER, há expectativa de um grande movimento de pessoas na rodoviária da Curitiba, principalmente nas viagens com destino ao interior do Estado. Historicamente feriados de mais de três dias levam muitas pessoas a visitar famílias ou fazer turismo nos municípios do interior.

A procura pelos bilhetes alguns dias antes da data programada da viagem garante mais tranqüilidade e assegura a existência de passagens nos horários mais convenientes aos viajantes, explica o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.

?Os terminais rodoviários costumam ficar mais cheios em feriados prolongados. É um período de grande demanda. Muitas empresas acabam oferecendo carros extras, mas o ideal é que o passageiro garanta sua viagem antecipadamente?, aconselha.

De acordo com o secretário, a programação dos passageiros é outra importante arma contra a ação de empresas que não possuem registro no DER para operar e que acabam oferecendo veículos clandestinos, também chamados ?piratas?.

?Sem registro no DER, não há fiscalização e, portanto, não há garantia de segurança para o usuário que tenha que fazer esta opção. Ao contrário das empresas autorizadas, em que há controle da idade dos veículos, da existência de equipamentos básicos, verificação de rotas, horários e documentação?, alerta.

Os passageiros podem colaborar com a fiscalização do DER fazendo denúncias de ônibus e vans clandestinos ou de irregularidades em empresas autorizadas. O número é 0800 41 0758 e recebe também sugestões sobre os serviços. Quem preferir, também pode utilizar o novo e-mail do departamento de transporte coletivo: reclame@der.pr.gov.br.

A lista das empresas autorizadas pelo DER a prestar serviços regulares e de fretamento pode ser conferida nos sites www.pr.gov.br/derpr ou www.pr.gov.br/stc.