O desenhista Felipe Nicolau, criador do personagem Tomito, que esteve presente de 1975 a 1979 no caderno Estadinho, de O Estado, está lançando no mercado dois jogos infantis com o personagem e sua turma. Segundo o autor, o objetivo é conscientizar as crianças da importância da preservação do ambiente.

Jogos comuns, como o mico preto e a corrida com obstáculos, foram transformados em divertidos brinquedos ecológicos, que têm como matéria-prima o papel reciclado. “Temos que começar o ensino de preservação ambiental desde cedo e nada melhor do que iniciar com as crianças”, afirma Nicolau.

Cinqüenta mil jogos foram produzidos para está primeira mostra dos brinquedos, que são direcionadas as crianças com idade acima dos sete anos. Os jogos já estão disponíveis em diversas lojas de R$ 1,99 do País. “A minha idéia é que todas as crianças independente da classe econômica, tenham acesso aos jogos e aprendam brincando”, ressalta Nicolau.

Criação

Criado em 1974, Tomito é a personificação de um tomate. A partir daí, deu origem à sua turma, que soma mais de sessenta personagens de histórias em quadrinhos representados por frutas, legumes, folhas, entre outros.

Durante 23 anos, Felipe Nicolau ficou sem desenhar os personagens, que agora voltam em forma de jogos infantis.