Desde a última segunda-feira, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) está emitindo credenciais para estacionamento especial para idosos e deficientes físicos em 168 cidades que não possuem trânsito municipalizado. Com esse documento, moradores credenciados desses municípios poderão estacionar seus veículos em vagas especiais, após credenciamento em uma das 100 Unidades da Circunscrição Regional de Trânsito (Cinetran) do Paraná, em qualquer cidade paranaense.

De acordo com Fernando Pepes, diretor operacional do Detran/PR, para obter a credencial é preciso, no caso dos idosos, ter 60 anos completos. “Já para os portadores de deficiência física, é necessário apresentar laudo médico informando a deficiência ou dificuldade de locomoção”. Nos dois casos, o condutor deve apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de endereço.

Radares

A partir da zero hora de hoje, mais três radares passarão a funcionar em Curitiba. Segundo a Urbs, com esses aparelhos sobem para 89 os lugares onde há radares em operação na cidade. Os novos aparelhos fiscalizarão, além do excesso de velocidade, o avanço de sinal vermelho e conversão proibida.

Os novos aparelhos estão localizados na Avenida Brasília (próximo a Rua Infante Dom Henrique), onde haverá apenas o registro de velocidade, além da Rua Alferis Poli (no cruzamento com a João Parolin) e na rodovia PR-092 (cruzamento com a Carmelina Cavassim), esses dois últimos registrarão, além da velocidade, avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestre.