O Detran realiza nesta sexta-feira (28), em parceria com o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), blitze educativas nas saídas de Curitiba para o litoral do Paraná e de Santa Catarina. Essa é uma das ações que fazem parte das atividades da Operação Viva o Verão. Neste ano, a novidade é dois personagens, o Anjo e a Morte, que vão conversar de maneira descontraída com os condutores, como se fosse a consciência. A morte vai incentivar o comportamento errado e pedir carona, o anjo falará do comportamento correto e vai desejar boa viagem e informará que vai acompanhá-los. Nas blitze, os motoristas abordados também vão receber orientações educativas de trânsito e materiais educativos.

Na semana passada, os ambulantes que trabalham no semáforo citaram que os motoristas estão descumprindo muitas regras importantes no trânsito. ?Falta o básico para alguns motoristas, educação e respeito. Cinto de segurança parece que nem existe em alguns carros, celular já virou obrigação. E o pior, quanto mais chique os carros, mais eles cometem erros no trânsito?, contou Tcharle Lima de Abreu, 21 anos. ?Sorte de alguns motoristas que hoje a blitz é apenas educativa. Espero que eles tenham consciência e mudem o comportamento imprudente?, comenta o diretor geral do Detran/PR, cel. David Antonio Pancotti.

As blitze educativas já são tradicionais no Detran, e a principal intenção é a de conscientizar o motorista sobre a importância em respeitar as leis de trânsito. Além disso, trazem mais conhecimentos sobre a legislação e sobre a maneira mais segura de conduzir um veículo. Tudo isso para que sejam evitados acidentes e para que os motoristas possam aproveitar de melhor forma o período de férias.

SERVIÇO:

Data: 28/12
Ação: Blitz descida
Hora: 15 às 19h
Local: Rua Lothário Meissner ? Jardim Botânico (próximo ao tubo do Jardim Botânico)
Local: Av. das Torres, no cruzamento com a Av. Rui Barbosa em São José dos Pinhais, após o Portal de São José dos Pinhais – BR 376.