Na primeira semana após o Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registra queda de 40% no número de doadores de sangue. Este baixo índice é preocupante, mesmo para esta época do ano, quando grande parte da população está retornando das férias profissionais, escolares ou do feriado festivo. No final da tarde da segunda-feira, dia 27, o número de doadores não chegava a 60 – para que os estoques dos hemobancos de Curitiba estejam no nível ideal, são necessárias 150 doações por dia.

Com o objetivo de contribuir com a reversão deste cenário, calouros da FAE Centro Universitário vão promover, no próximo sábado (3 de março), uma ação de conscientização da importância da doação de sangue. O evento faz parte do Trote Solidário desenvolvido pela instituição de ensino e conta com o apoio do Hemepar e da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Na ocasião, os estudantes serão distribuídos em dois grupos: os jovens que se enquadram no perfil de doador seguirão com ônibus fornecido pela PMPR até o Hemepar. O outro grupo participará da campanha de conscientização distribuindo panfletos com informações sobre como e onde é possível doar sangue. A ação será realizada na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua 24 de Maio, a partir das 9h.

Segundo a coordenadora da ação e integrante do Núcleo de Extensão da FAE, Fabiana Kadota Pereira, esta é a terceira edição do Trote Solidário, que neste ano foi inspirado no tema “Saúde Para Todos”, da Campanha da Fraternidade. “É uma oportunidade para a FAE contribuir com a sociedade e, ao mesmo tempo, permitir que o calouro comece a vida universitária construindo um caráter solidário e voltado ao bem do próximo”, afirma.

Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; estar descansado e bem alimentado e apresentar documento oficial de identidade com foto.

Impedimentos temporários:
– Gripe ou resfriado: aguardar 07 dias após a cura;
– Diarréia: aguardar 07 dias após a cura;
– Durante a gravidez;
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
– Tatuagem nos últimos 12 meses;
– Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada);
– Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias;
– Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).

Impedimentos Definitivos:
– Hepatite viral após os 10 anos de idade;
– Diabetes insulino dependente;
– Epilepsia ou convulsão;
– Hanseníase;
– Doença renal crônica;
– Antecedentes de neoplasias (câncer);
– Antecedentes de acidente vascular cerebral (derrame);
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e doença de chagas;
– Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Serviço
Ação Calouro FAE 2012 – Doação de sangue
Quando: dia 3 de março (sábado), a partir das 9h
Onde: esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua 24 de Maio
www.fae.edu