Foto: Divulgação

Novo bispo tem 49 anos.

Paranaguá ganha hoje um novo bispo. Dom João Alves dos Santos, de 49 anos, é o terceiro bispo da diocese do município do litoral, e assume no lugar de dom Alfredo Novak, que governou por dezessete anos. A solenidade de posse acontece às 19h30, em missa solene na Catedral Nossa Senhora do Rosário.

Nascido em Alto Alegre, no interior de São Paulo, dom João Alves iniciou seus estudos de Filosofia e Teologia em 1976, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Nova Veneza (SP). Em 4 de dezembro de 1982, foi ordenado padre, ficando sete anos como pároco na mesma cidade.

Em Piracicaba (SP), trabalhou três anos como animador vocacional da Província dos Capuchinhos. Posteriormente, ainda em Piracicaba, trabalhou seis anos na Pastoral Vocacional Missões Populares e mais seis anos como formador do Conselho Provincial dos Capuchinhos. Em 2001, atuou como provincial na capital paulista, trabalhando na Paróquia Imaculada Conceição. Foi reeleito em 2004, permanecendo no cargo até o último dia 2 de agosto, quando foi nomeado bispo de Paranaguá pelo papa Bento XVI. ?Depois da nomeação feita pelo papa visitei Paranaguá duas vezes com o objetivo de conhecer a cidade, onde fui muito bem recebido. Agora, assumindo como bispo, pretendo conhecer mais de perto a realidade do povo e do lugar?, declara dom João Alves. ?Pretendo atuar basicamente com animação vocacional, atraindo mais fiéis, incentivando a participação das pessoas na igreja?, afirmou.

Dom João Alves receberá a posse de bispo do arcebispo de Curitiba, dom Moacir Jocé Vitti, pois a diocese de Paranaguá faz parte da província eclesiástica da capital. A diocese abrange os municípios de Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Tunas do Paraná.