Em comemoração ao aniversário de 51 anos do município de Matinhos, no litoral do Paraná, a governadora Cida Borghetti autorizou nesta terça-feira (12) a publicação do edital de licitação para duplicação da Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, importante via da cidade, que terá investimento  de R$ 37 milhões.

Conhecida como Contorno de Matinhos, a avenida JK receberá, além de pistas duplas, contornos, rotatória, ciclovias, calçadas, passagens elevadas, implantação de semáforo e de nova sinalização. As obras abrangem o trecho entre o prédio da prefeitura e o acesso ao ferryboat.

O projeto de modernização da JK foi doado pela prefeitura e revisado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O orçamento definitivo está sendo finalizado, mas a estimativa de investimento é de R$ 37 milhões. Devido às características da região, serão necessários muitos serviços de drenagem no trecho. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) é lançar o edital de licitação até o final deste mês de junho.

A obra na Avenida JK é esperada há mais de duas décadas e a autorização dada pela governadora marca o dia como histórico para Matinhos foi considerada história pelo prefeito Rui Hauer Reichert . “É um importante investimento na duplicação e canalização desta via, que é o principal acesso a Matinhos e que hoje não está em boas condições e é até mesmo perigosa”, disse ele.

Drenagem e desapropriações

Até sexta-feira (15) serão firmados dois convênios necessários para a execução da obra. Um com o Instituto das Águas do Paraná, que fiscalizará a adequação do canal de drenagem existente na via, que será concretado. Outro com a prefeitura de Matinhos, que ficará responsável pelas desapropriações e por questões ambientais, como obtenção de licenças necessárias para a duplicação.