A eleição para o Conselho Tutelar de Londrina será no dia 1º de junho das 9h às 17h em 40 locais de votação. Este ano, 30 candidatos estão disputando 15 vagas, distribuídas em três conselhos, localizados nas regiões norte, centro e sul da cidade.

OConselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Em Londrina foi criado em 1991, através da Lei Municipal 4.742/91.

A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA), responsável pelo processo de escolha dos candidatos, divulgação do pleito e estruturação dos locais de votação. Já a fiscalização do processo é de responsabilidade do Ministério Público.

Segundo a presidente do CMDCA, Télcia Lamônica de Azevedo, os candidatos já estão em campanha. "Fizemos o sorteio para definir o número de cada um e entregamos em mãos a relação dos locais de votação e as determinações de que cada candidato pode ou não fazer durante a campanha", informou Télcia.

Conforme Télcia, é vedado ao candidato fazer propaganda eleitoral em bens públicos como escolas, unidades básicas de saúde (UBS), terminais de ônibus, entre outros. A lei também proíbe o transporte de eleitores aos locais de votação e a contratação de pessoal. "A campanha é pessoal, por isso as propostas devem ser divulgadas pelos próprios candidatos", ressaltou. 

Para divulgar os locais de votação o CMDCA vai utilizar o site da prefeitura e fixar mil cartazes em vários locais públicos como escolas, UBS, fórum, Correios, prefeitura, ônibus e terminais. Também foram confeccionados 50 mil panfletos com informações sobre o papel do conselho tutelar e o nome dos candidatos. "Nossa intenção é fazer a distribuição de todo o material até o final desta semana", afirmou a presidente.

Ainda sobre os locais de votação, Télcia Lamonica ressaltou que houve alteração em alguns espaços. Por isso é fundamental que as pessoas verifiquem com atenção a seção e a zona eleitoral. "No dia da eleição não será obrigatório apresentar o título de eleitor, mas é preciso que cada um saiba sua secção e zona eleitoral para conferir o local de votação", disse.

A presidente informou ainda que estão aptos para votar todos os eleitores que têm domicílio eleitoral em Londrina. Para votar basta apresentar um documento oficial com foto, como Registro Geral (RG) ou carteira de motorista. A votação será manual e apuração será realizada no Colégio Estadual Vicente Rijo a partir das 17 horas. "Esperamos apresentar os nomes dos conselheiros eleitos no mesmo dia", disse a presidente do CMDCA.

A relação com o nome dos candidatos a conselheiros tutelares, bem como os locais de votação  estão acessíveis no site www.londrina.pr.gov.br. Para isso, basta clicar em conselhos municipais, em seguida em Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e, por último, em eleição conselho tutelar 2008.