PONTA GROSSA ? Cerca de 15 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários devem escolher hoje o novo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A votação, que começou ontem, acontece em 23 municípios. Votaram ontem os acadêmicos dos seis campi avançados (Castro, Palmeira, Telêmaco Borba, São Mateus do Sul, União da Vitória e Jaguariaíva), das 18 turmas do Curso Normal Superior e de um curso de Especialização em Joinville. Ao todo, são cerca de 3,5 mil acadêmicos que deram início ao processo eleitoral da instituição.

Hoje acontece a votação em Ponta Grossa, no prédio central e no campus de Uvaranas. Serão, ao todo, 27 urnas à disposição da comunidade acadêmica. Aos mais de 10 mil acadêmicos, são 11 urnas em cada campus. Os cerca de 700 professores terão apenas um local de votação em cada unidade. Por fim, os 948 técnicos administrativos terão uma urna no centro e duas em Uvaranas.

O horário para votação é das 9 às 21 horas. Logo após o encerramento, as urnas serão levadas ao Ginásio Oscar Pereira, onde acontecerá a apuração dos votos. A previsão é de que antes da meia-noite seja conhecido o nome do novo reitor. Tanto para estudantes, quanto para professores e funcionários, o voto não é obrigatório. Ele tem peso diferenciado: o voto de um professor equivale ao de dez alunos e dois funcionários.

Disputa

Três chapas estão na disputa pelo cargo, hoje ocupado por Roberto Frederico Merhy: uma de oposição, encabeçada pelo professor Oscar Fürstemberger, do Departamento de Engenharia Civil; outra de situação, representada por Paulo Godoy, que assessora a atual reitoria na captação de recursos e planejamento; e uma terceira que se auto-intitula ?alternativa?, liderada por Sérgio Escorsim, do Departamento de Administração. O vencedor terá pela frente a responsabilidade de administrar um orçamento anual da ordem de R$ 47 milhões. A instituição oferta 33 cursos de graduação, entre eles o de Medicina, que será implantado já em 2003.

Quem pode votar

10.739 acadêmicos
712 professores
948 técnicos administrativos
2.618 alunos do Normal Superior

Onde votar

Acadêmicos:

11 urnas no prédio central e
11 no campus de Uvaranas

Funcionários:

uma urna no centro e duas em Uvaranas

Professores:
uma urna em cada campus


Horário

9 às 21 horas

O que levar
Documento de identificação com fotografia
(Fonte: Diário dos Campos)