O elevador especial para cadeirantes da nova praça de alimentação do Mercado Municipal continua inativo. Há um mês, o Paraná Online mostrou que o equipamento, instalado na inauguração do espaço, no final do ano passado, estava sem funcionar. A estrutura daria acesso aos três níveis da unidade, mas faixas nas portas do elevador mostravam que estava inoperante. No primeiro piso, a vitrine de uma loja foi instalada em frente ao acesso do equipamento.

A promessa da prefeitura, de resolver a situação até o final do mês passado, com a liberação de crédito adicional pela Câmara de Curitiba, não se cumpriu e a situação continua a mesma. O elevador está parado e obstruído por faixas que indicam o equipamento fora de funcionamento. A vitrine instalada em frente a um dos pontos de acesso também segue intacta.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, por causa de vários problemas técnicos e financeiros na obra do Mercado Municipal, a prefeitura realiza auditoria, com previsão de conclusão no mês que vem. Até lá, todos os pagamentos estão suspensos. Quando se concluir a auditoria, as obras devem ser retomadas, incluindo a do elevador, que apresentou problemas de funcionamento e medidas incorretas. Segundo a pasta, a gestão anterior entregou a obra sem estar concluída. Desta vez, não foi prometida nenhuma data para colocar o equipamento em operação.

Rampas

Na reportagem de 12 de junho, o Paraná Online também mostrou falhas nas portas da ala nova do mercado, que dão acesso à Avenida Sete de Setembro. Naquele ponto, as entradas tinham degraus, dificultando o acesso de cadeirantes e pais com carrinhos de bebê. No entanto, a falha no projeto de acessibilidade já foi corrigida pela administração do Mercado Municipal, com a construção de rampas.