O prefeito Beto Richa visitou na segunda-feira (12) a cidade chinesa de Hangzhou, cidade-irmã de Curitiba. No encontro com os chineses, Richa apresentou o Tecnoparque e projetos e obras da capital paranaense, como a Linha Verde, o programa de parceria para manutenção de prédios, a recuperação de rios e parques, e obras sociais, como escolas, unidades de saúde e projetos habitacionais. "Chamou a atenção dos chineses o ritmo de obras e projetos em Curitiba nos últimos anos", disse Richa, que discutiu com representantes de Hangzhou detalhes para a atualização do protocolo de irmandade e instalação de projetos de intercâmbio tecnológico entre Curitiba e sua cidade-irmã.

Em seu discurso, Richa afirmou que fazia questão de repetir, 800 anos depois, o que o navegador Marco Pólo disse sobre Hangzhou: "É uma magnífica cidade, uma das melhores do mundo. Hangzhou mai lee (Hangzhou é muito bela)", completou Richa, em chinês.

O presidente da Assembléia de Deputados e do Congresso Popular de Hangzhou, Yu Huida, falou a Richa em nome da cidade. Yu fez vários elogios a Curitiba, onde esteve duas vezes (1995 e 2004), e disse que sua cidade tem forte interesse em estreitar ainda mais os laços com a capital paranaense. "Podemos fazer muitas parcerias comerciais, técnicas e culturais, com benefícios para as populações das duas cidades." Yu também contou um pouco da história de Hangzhou, que com suas dinastias e imperadores foi capital da China por duas vezes. Porto e pólo tecnológico do nordeste chinês, Hangzhou é capital de Zhejiang, província-irmã do Paraná.

Depois da visita a Hangzhou, Richa foi para Xangai para um encontro com dirigentes do Programa de Cidades-Irmãs, programa internacional criado após a Segunda Guerra Mundial para promover a cooperação entre os povos. Em Xangai, Richa conheceu o sistema de transportes integrados da cidade.

Além da visita a Hangzhou, Richa está na China para participar do International Mayor?s Forum on Sustainable Urban Development (Fórum Internacional de Prefeitos sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável), em Tianjin.

Richa é um dos palestrantes do fórum, organizado pelo Ministério da Construção da China, pela Prefeitura de Tianjin, pela Associação de Prefeitos da China, pela União Européia e pelo World Wildlife Fund (WWF). O prefeito falará sobre a experiência de Curitiba em Deselvolvimento Urbano Sustentável. Zhang Chunxian, ministro da Construção chinês, será o moderador do evento.

Na agenda, Richa também tem reunião marcada, em Pequim, com o embaixador do Brasil na China, Luiz Augusto de Castro Neves. Na Viagem de retorno a Curitiba, Richa Passará por Washington, nos Estados Unidos, onde se reunirá com diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição que financia projetos de infra-estrutura urbana e habitação em Curitiba.