No dia do motociclista, que é comemorado no dia 27 de julho, uma colisão entre três veículos, entre eles um caminhão, acabou sendo fatal para um rapaz de 21 anos que pilotava uma moto, por volta das 6h40 desta quarta-feira (27). O acidente foi na PR-418, o Contorno Norte, próximo ao viaduto da Avenida Manoel Ribas, no Butiatuvinha.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motociclista seguia sentido a BR-277 quando perdeu o controle e foi atingido pelo caminhão que passava no sentido contrário. O motorista de uma Saveiro que vinha logo atrás não conseguiu parar e acertou o caminhão.

O rapaz chegou a ser atendido pelo Siate, mas os socorristas não conseguiram salvar a vida do jovem, que não foi identificado oficialmente. O corpo do motociclista foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).

Engarrafou

Por causa do acidente, o trânsito ficou complicado e chegou a ser bloqueado. Os motoristas foram orientados pela PRE e, por volta das 8h, o fluxo de veículos seguiu normalmente. Nesta terça-feira (26), outro acidente envolvendo caminhão também foi fatal no Contorno Norte, em um trecho próximo.

Por causa do acidente, o trânsito ficou complicado e chegou a ser bloqueado.

Ações de prevenção

Para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Motociclista, a Polícia Militar (PM) fez diversas ações sociais e de conscientização no trânsito. Nesta quarta-feira, os policiais fizeram abordagens educativas aos motociclistas e revisão rápida e gratuita dos veículos. No sábado (30), um treinamento de pilotagem segura será feito ao lado do Teatro Paiol, na Rua Coronel Zacarias, com aulas de hora em hora e entrega de certificado.

De acordo com dados da PM, os motociclistas são vítimas constantes de acidentes que, em muitos casos, resultam em morte. “Os condutores de motos e motonetas estão mais expostos a acidentes. Por isso, é necessário que todos tenham ciência das consequências de seus atos”, disse o porta-voz do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan), tenente Ismael Veiga.

Dados

De janeiro a julho de 2016, em Curitiba, foram registrados 1.090 acidentes envolvendo motos e motonetas. Dos acidentes, 993 acidentes tiveram vítimas. Foram 1.007 pessoas feridas – 860 condutores, 106 passageiros e 41 não informados. Também foram registradas seis mortes no local, sendo cinco condutores e um passageiro. 

PM fez ações de conscientização no dia do motociclista. Foto: Divulgação.