Foto: Fábio Alexandre/O Estado

Samuel participou de debate.

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, esteve ontem na UniBrasil, em Curitiba, para lançar o livro Desafios brasileiros na era dos gigantes. Na presença do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em economia, Carlos Lessa, do cientista político e sociólogo Hélio Jaguaribe, e do advogado Durval de Noronha Goyos, o livro foi discutido e apresentado sob os aspectos político, econômico, jurídico e social. Após as discussões, houve a sessão de autógrafos do embaixador autor.

Como explicou Pinheiro Guimarães, o livro se trata de uma análise da situação brasileira em diversos âmbitos. Temas como desenvolvimento econômico, desemprego, capital e outras questões brasileiras, como também a Amazônia, foram abordados pelo autor de uma maneira especial. "O autor situa o Brasil dentro de todo o cenário internacional e coloca uma proposta para o País, uma proposta de nação, que desapareceu nos anos 80s e foi substituída, nos anos 90s, pela noção de mercado do neoliberalismo", disse Carlos Lessa.

Afirmando que o Brasil, de um modo geral, deixou de lado a idéia de desenvolvimento econômico em prol apenas do crescimento econômico,  o autor destacou que são quatro os grandes desafios colocados ao País. "Superar todas as disparidades que assolam a realidade brasileira; reduzir as vulnerabilidades ideológicas do País; reduzir as vulnerabilidades econômicas; e, ressaltando quais as características dos fatores de produção do País – população, capital e tecnologia -, como trabalhar o desenvolvimento econômico", apresenta Samuel Pinheiro Guimarães.