Em Curitiba, do início de dezembro ao final das férias, cresce o número de animais adultos e filhotes abandonados nas ruas. Segundo ONG SOS Bicho, nesse período há um aumento significativo na ocorrência dos cios e queda do número de doações, já que grande parte da população viaja e não assume a responsabilidade com o animal de estimação.

Para tentar reduzir os casos de abandono e ajudar as entidades protetoras dos animais, o Movimento SOS Bicho vai realizar até o dia 24 a 1.ª Campanha Natal Feliz para os Animais. De acordo com a vice-presidente da entidade, Rosana Vicente Gnipper, a situação está complicada para as ONGs que recolhem e tratam dos animais abandonados. “Essa campanha está sendo realizada pela primeira vez em Curitiba e já acontece em outras grandes cidades. É uma época em que se ressalta o apoio às pessoas mais carentes, e os animais também acabam precisando de ajuda”, diz.

Segundo a vice-presidente, três são os focos da campanha. O não abandono dos animais durante o mês de férias e festividades, a diminuição do uso de fogos de artifício (o som das explosões atinge diretamente na audição dos animais) e os donos que deixam os bichos para tomarem conta das casas.

“Todos esses fatores ocasionam um problema para as entidades que protegem os animais. Essa campanha quer ajudar essas instituições a continuar com o seu trabalho. Os grupos de proteção existem há algum tempo e nunca foi realizada uma campanha para ajudá-los.

Voluntários dos grupos de proteção aos animais estarão a partir de amanhã em pet-shops realizando um trabalho de conscientização com os donos de bichos de estimação.

As entidades de proteção que mantêm abrigo de animais abandonados estão aceitando alimentos (rações para cão e gato, fubá, arroz, leite, quirera), medicamentos (vermífugos, mata-bicheira,xampi veterinário, seringas, gaze, algodão, esparadrapo, sabonete anti-pulga), produtos de limpeza e outros (lonas plásticas, jornais, carpetes usados, toalhas de banho usadas, coleiras, guias, brinquedos usados).

Contato com as entidades: Associação do Amigo Animal – www.amigoanimal.org.br -(41)6735000. Sociedade Protetora dos Animais -(41) 2568211. SOS Bicho – sosbicho@uol.com.br – (41) 3520292.