Foto: Ciciro Back

Reitoria: universitários negociam saída.

A saída dos estudantes que ocupam a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde o dia 17 de outubro, pode acontecer ainda esta semana. Uma reunião aberta do Conselho Universitário (Coun) na próxima quinta-feira vai analisar as negociações realizadas pela comissão criada para intermediar a desocupação.

De acordo o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR e presidente da comissão de negociação, Mauro Lacerda, a reunião realizada na quinta passada resultou no entendimento das reivindicações do grupo. ?Conversamos na semana passada e hoje eles nos entregaram a documentação bastante densa em termos jurídicos, que estamos analisando?, afirmou.

Segundo ele, os estudantes querem o reconhecimento do caráter político do movimento, questão que, de acordo com ele, será levada ao Coun. ?Em princípio somos favoráveis. Criar uma figura jurídica e minorar as possíveis punições da Justiça aos alunos?, disse. A outra reivindicação do grupo diz respeito a realização de uma audiência pública. ?Essa reunião serviria para discutir a construção de uma agenda de universidade que eles acham adequada?.

De acordo com a estudante de Comunicação Social Naiady Piva, que participa da ocupação, a questão do reconhecimento do grupo como movimento político foi analisada pelo Centro Acadêmico de Direito da UFPR. Para ela, a questão da audiência pública é uma forma de partir para um debate mais franco com o reitor sobre os rumos da universidade.

Apesar de não haver uma discussão interna sobre o assunto desocupação, Naiady reconhece que, caso as reivindicações sejam atendidas, a tendência é que o grupo deixe o prédio da reitoria. ?Esse assunto ainda não foi discutido entre a gente ainda, mas a princípio seria isso?, contou.