O prefeito Beto Richa lançará nesta quinta-feira (21), às 14h30, no Salão Nobre da Prefeitura, o relatório de acompanhamento da evolução de empregos em Curitiba, criado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. No lançamento, serão divulgados os dados do relatório do primeiro quadrimestre de 2007. O relatório será divulgado a cada quatro meses.

"Este é a primeiro estudo de dados de emprego formal exclusivo do município de Curitiba. Os dados darão subsídios para as ações da Prefeitura na área de geração de emprego e renda", diz Richa.

As pesquisas sobre emprego existentes não apresentam dados específicos por cidades, apenas por Estados. A Secretaria Municipal do Trabalho compilará dados de todas as pesquisas para formatar um relatório abrangente e com dados específicos sobre Curitiba. "O objetivo é medir o comportamento do mercado e o impacto de programas municipais de treinamento e da qualificação de mão de obra", diz o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Manassés Oliveira.

O relatório trará dados novos como número de empregos em relação à população economicamente ativa, o nível de emprego por categoria de trabalhadores na cidade e faixas salariais.

O relatório do primeiro quadrimestre está em fase final de tabulação dos dados. O diretor de Planejamento das Relações de Trabalho da Secretaria, Altacir Câmara Costa, antecipa que o relatório aponta para um crescimento significativo no número de empregos formais na cidade. "O saldo de geração de empregos nos primeiros quatro meses do ano é animador", afirma Costa.

Os programas de treinamento e qualificação do município são desenvolvidos pela Fundação de Ação Social (FAS), pela Curitiba S.A., empresa responsável pela política de desenvolvimento do município, e pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.