Começa hoje a Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, promovida pela prefeitura de Curitiba. O evento reúne mais de 240 vagas de trabalho exclusivamente pra pessoas com deficiência, com salários que variam de R$ 1 mil a R$ 2,4 mil, pra níveis fundamental, médio e superior.

A feira vai acontecer até sexta-feira em uma tenda na Praça Rui Barbosa. No local haverá uma unidade móvel do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Uma equipe de facilitadores em Libras (Liguagem Brasileira de Sinais), da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dará suporte ao público surdo interessado nas vagas.

O horário de atendimento é das 9h às 16h30. Os interessados devem comparecer munidos de carteira de trabalho, documentos pessoais e comprovante de residência.

A Semana é coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em 2014, a Secretaria do Trabalho atendeu 929 pessoas, dentre as quais 772 foram encaminhadas pra entrevistas. Em 2015, no fechamento do primeiro semestre, já foram 815 atendimentos e 739 encaminhamentos.

Reserva

A Semana Municipal da Empregabilidade para a Pessoa com Deficiência de Curitiba foi instituída por decreto, em caráter permanente, pelo prefeito Gustavo Fruet, em 2013. O Decreto nº 1.590/2013 determina que empresas com cem funcionários ou mais reservem entre 2% a 5% de suas vagas de trabalho, numa escala crescente, conforme o número total de trabalhadores, pra pessoas com deficiência.