Um livro usado vale por cinco pães durante a comemoração do Dia Mundial do Pão que acontece nesta sexta-feira (14), na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba. São mais de 12 mil pães que serão doados em saquinhos com cinco unidades para todas as pessoas que trouxerem qualquer tipo de livro, novo ou usado.

A iniciativa é do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná – SIPCEP, que pretende fornecer as obras doadas para bibliotecas de comunidades carentes na cidade.

“Só no ano passado nós conseguimos arrecadar mais de dois mil livros que encheram de cultura e felicidade muitas crianças da Vila Torres. Ainda não temos uma média de quantos conseguimos até agora, mas são muitos e a primeira doação que recebemos foi extremamente significativa, uma Bíblia”, contou o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann.

A ideia agradou muita gente que chegou a fazer fila em frente a barraca dos pães para fazer a doação dos livros. Maria Tereza Dall Stella, 68 anos, levou uma sacola cheia e contou que pegou livros antigos de literatura e também escolares que a neta não usa mais. “Eles não são mais úteis para nós, mas podem ser para outras pessoas”, afirmou Stella.

Além da troca de pães por livros, as pessoas também poderão utilizar serviços ofertados gratuitamente, como verificar a pressão, fazer massagem rápida e teste de glicemia que fica pronto na hora.

“O resultado não é definitivo, mas se os números derem muito alterados nós já fazemos o encaminhamento para uma triagem”, explicou o médico Marco Antônio. De acordo com o SIPCEP o Dia Mundial do Pão é 16 de outubro, no entanto, a comemoração foi antecipada para atingir um maior número de pessoas.