Foi comemorado ontem, em todo Brasil, o Dia do Soldado. Em diversos quartéis do País foram realizadas solenidades em comemoração aos duzentos anos de nascimento do patrono do Exército brasileiro, marechal Luís Alves de Lima e Silva (1803?1880), o duque de Caxias.

Em Curitiba, civis, autoridades políticas e militares participaram de comemorações no quartel do comando da 5.ª Região Militar (RM), no bairro do Pinheirinho (zona sul). Na ocasião, foram entregues condecorações a militares e civis, além de diplomas de colaboradores do Exército.

“Caxias é considerado o patrono do Exército por seus numerosos feitos militares”, afirmou o tenente-coronel Jorge Luiz Gigoloti, lembrando que o herói da pacificação nacional e da Guerra do Paraguai foi desde praça até marechal. Todos os anos, na data de seu nascimento, é comemorado o Dia do Soldado.

Em homenagem ao bicentenário de Caxias, os Correios lançaram um selo comemorativo a ser comercializado em todo Brasil. No Paraná, a Brasil Telecom lançou um cartão telefônico alusivo ao nascimento do patrono do Exército.